Perseguição a professores universitários no Brasil

Excelente matéria publicada no The Intercept sobre as perseguições contra professorxs de universidades brasileiras, desde 2011.

Um levantamento inédito  revela que pelo menos 181 professores universitários se tornaram alvo de ações como fiscalização de aulas, censura, investigações criminais, conduções coercitivas, ações judiciais, sindicâncias, demissões, perseguições, exposição na internet até a ameaças de morte. Foram 12 ocorrências em instituições particulares, 54 em estaduais e 115 em federais envolvendo 101 homens e 80 mulheres. Com as eleições, no entanto, a perseguição atingiu outro patamar.

Em uma ação aparentemente orquestrada, pelo menos outras 20 universidades passaram por situações parecidas nesta quinta-feira – a justiça eleitoral, em conjunto com a polícia, determinou a apreensão de materiais supostamente ligados à campanha eleitoral,ainda que não mencionassem partidos, siglas ou candidatos.

O fascismo vem orquestrando seu plano faz tempo, enquanto que a exquerda ficava gastando seu verbo com o lulismo. Urgem ações antifascistas e de solidariedade com essxs educadorxs que não se entregam à ação desses agressores.

Vejamos alguns dados apontados no site:

Compartilhado de: https://theintercept.com/2018/10/26/universidades-censura/