O oportunismo da direita na França

Oportunistas de plantão, liberais e conservadores lançaram os coletes amarelos, semelhantes ao que vimos com o pato brasileiro. Não resta dúvida que arrastarão junto de si a população cansada do velho sindicalismo reformista e desiludida com as alternativas partidárias de centro-esquerda. O movimento tenta utilizar a opinão pública  com  chamadas contra os impostos, principalmente os referentes aos derivados do petróleo. Mas não demorou muito para que os coletes amarelos despejassem sua ira contra os imigrantes e à população LGBTT.

É preciso desmascarar esses fascistas, já fizeram estrago no Brasil e tentam cooptar a ira e o descontentamento popular.

Precisamos levar para as ruas nossas ideias anarquistas e nossa oposição de classe e desmacarar o que esses movimentos disseminam, por detrás de políticas ultraliberais, querem mudar as relações trabalhistas e previdenciárias no mundo do capital. Não devemos esquecer que essas exigências imediatas, absolutamente necessárias, não serão capazes de responder, a longo prazo, à miséria social que o sistema capitalista produz estruturalmente.