Solidaridad Obrera n.004 – 1907

Em 1907 xs compas da Espanha já denunciavam o ouro como o simbolo máximo do capitalismo e como em torno dele a vida humana se perde e se ilude. Muito significativo a alusão ao bezerro de ouro do sionismo judaico, no Brasil de hoje numa simbiose prostituta com a Igreja Universal do Reino de Deus, que reergue o Templo de Salomão, ao pior estilo fundamentalista. Mas vamos lá, traduzimos um pedaço da página inicial e convidamos a quem queira ver o periódico na sua íntegra em: https://mega.nz/#!IYMGWara .

A VACA DE ORO

“Eis aqui a religião que nós trabalhadores devemos destruir. O ouro é o culto que verdadeiramente corrompe a humanidade, pelo qual se cometem toda a espécie de crimes e toda classe de maldades. Pelo ouro se prostitui o amor, a consciência e o saber; pelo ouro se mente, se falseia e se perverte a inteligência. Pelo ouro,  o burguês nos explora sem consciência; por ele nos vendem os políticos, por ele nos engana o comerciante e se traem os homens. Frente ao ouro a Justiça se inclina ao que mais possui e a moral se molda à toda conveniência.

O ouro fomenta os ódios, engendra os antagonismos, excita as paixões, produz a avareza, mata as virtudes. Pelo ouro se causam as guerras, por ele se desvia o verdadeiro progresso dos povos e se sufocam as nobres rebeldias. O culto do ouro é o próprio mal, pois nos mantem escravos. Destruamos pois este fetiche, derrubando seus pilares que se sustentam  na propriedade e que caia para sempre no abismo da história (…)”

https://mega.nz/#!IYMGWara